segunda-feira, 7 de julho de 2008

Petra -a Cidade de Pedra Perdida

Em 1812, o explorador suíço Johann Ludwig Burckhardt se disfarçou de "Ibrahim ibn Abd Allah": um peregrino barbudo, vestindo turbante e falando árabe. Seu disfarce era tão convincente que ninguém o impediu de entrar em Petra, a "cidade de pedra", que nenhum estranho havia visto desde o século 12.

Ele encontrou uma cidade onde a Idade do Ouro tinha começado no século 2 a.C., e cuja prosperidade vinha do grande comércio, que causou um intercâmbio cultural e influenciou a arquitetura de Petra, misturando tradições árabes com os estilos helenísticos e egípcios para criar tumbas, templos e teatros surpreendentes - todos esculpidos nos penhascos de arenito núbio.

No século 1 d.C., Roma conquistou Petra e o território dos nabateus logo produziu muitos dos lucros do império. Seis séculos depois, terremotos atingiram a cidade, que foi abandonada.

É possível chegar à cidade através de uma fissura na montanha, cuja profundidade varia de 5m a 199m. Após aproximadamente 1,5Km, a passagem se abre de repente, revelando uma das visões mais surpreendentes do mundo: al-Khazneh, o Tesouro, que acredita-se ter sido a tumba de um rei nabateu. Sua fachada (de aproximadamente 30m de largura e 40m de altura) é enfeitada com colunas altas e estátuas de deuses, figuras mitológicas e de animais. Esculpido em rocha, o prédio fica com a aparência sobrenatural quando o sol o ilumina, pois o brilho parece vir de dentro da rocha.

Em seguida, o caminho para Petra se abre em um grande canyon, onde os nabateus construíram a parte principal de sua cidade escondida. Ela inclui um teatro com sete mil lugares, templos e mais tumbas reais, todas esculpidas na rocha avermelhada. Sobre tudo paira um silêncio: o silêncio de um mundo perdido.

Redescoberta de Petra

As ruínas de Petra foram objecto de curiosidade a partir da Idade Média, atraíndo visitantes como o sultão Baybars do Egipto, no princípio do século XIII. O primeiro europeu a descobrir as ruínas de Petra foi Johann Ludwig Burckhardt (1812), tendo o primeiro estudo arqueológico científico sido empreendido por Ernst Brünnow e Alfred von Domaszewski, publicado na sua obra Die Provincia Arabia (1904).

Petra nos dias de hoje

A 6 de Dezembro de 1985, Petra foi reconhecida como Património da Humanidade pela UNESCO.

Em 2004, o governo jordano estabeleceu um contrato com uma empresa inglesa para construir uma auto-estrada que levasse a Petra tanto estudiosos como turistas.


Curiosidades


# O edifício da Câmara do Tesouro, em Petra, foi utilizado como cenário no filme Indiana Jones e a Última Cruzada. O interior mostrado no filme não corresponde, no entanto, ao interior do dito edifício, tendo sido fabricado em estúdio.
# Petra é famosa principalmente pelos seus monumentos escavados na rocha, que apresentam fachadas de tipo helenístico (como o célebre El Khazneh).

















1 comentários:

Anônimo disse...

great structures