quarta-feira, 9 de julho de 2008

Comercial Japonês racista liga a imagem de Obama Barack a um macaco

Discussão racista das mais esdrúxulas que esta rolando na comunidade virtual a respeito do comercial de TV da empresa japonesa de telefonia móvel Emobile. O comercial pode ser visto no Youtube (Assista o video abaixo)e trata-se de um macaco japonês vestido de terno, em pé sobre o palanque eleitoral, diante de eleitores com cartazes com o nome da operadora e também com a palavra "change". Acontece que a mensagem "change" (mude) e um dos principais slogans do atual candidato negro para a presidência norte-americana pelo partido democrata Barack Obama, e os seus eleitores se sentiram ultrajados com a "paródia japonesa" que acaba ligando negros a imagem do macaco. Atacam os japoneses de racistas insensíveis e ignorantes. Já muitos republicanos "anti-obamistas" (ou seja, certo segmento de americanos brancos) se deleitam com a situação, um macaco dando uma de Obama.


O próprio diretor operacional da Emobile admite que o comercial foi inspirado na atual campanha presidencial norte-americana. Engraçado notar que a diretoria da operadora Emobile é composta na sua maioria de americanos de origem chinesa.
Emobile é uma das operadoras de telefonia móvel que esta despontando ultimamente no Japão por oferecer serviço de internet móvel e também celular a um custo mínimo de 1980 ienes(R$ 29). No mês de junho a empresa desbancou a "au (KDDI)" em termos de aumento líquido de contratos (= no. de contratos novos - no. de contratos cancelados), surgindo como a 3a. Operadora de celular do país atras de Softbank e docomo neste quesito. A mensagem "change" do comercial se referia exatamente a essa postura agressiva da empresa, sugerindo aos telespectadores mudarem de operadora de celular. Empresas japonesas são conhecidas por não conseguirem discernir questões racistas ou religiosas, o negócio do japonês é vender seus produtos.


Mas chamar alguém de macaco é reprovável, tanto nos EUA como no Japão, e também no Brasil. Durante a 2a. Guerra os japoneses foram chamados de "yellow monkeys" (macacos amarelos) pelos então inimigos americanos. Americanos adoram tirar sarro de todo mundo, mas perdem a esportiva quando fazemos o mesmo com eles. Agora resta a empresa Emobile torcer pelo candidato democrata não vencer a eleição, senão vai pegar mal...

1 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da propaganda. Qual o problema na comparação? Obama é um macaco